sexta-feira, 20 de maio de 2011

Noite na taberna


Noite na taberna - Alváres de Azevedo
O livro é uma amostra do ultra-romantismo, muito byronista para o meu simplório gosto, mas é um clássico e seria bom fazer mais essa experiência de leitura.
Lord Byron - poeta inglês, escreveu poemas pessimistas e estranhos. Influenciou a segunda geração romântica, com um subjetivismo que escorrega para o egocentrismo, melancolia, o escapismo que renega a vida e procura a morte como refúgio ideal.
O byronismo tinha valores mórbidos: a loucura, a bebida, as drogas(ópio e o haxixe), o tédio, a insônia e a doença. Vale lembrar que os autores ultra-românticos morreram todos muito jovens, principalmente de tuberculose(a tísica), a doença do mal-do-século.
Leia, experimente!